Uma das grandes oportunidades que enxergamos em Masterplans Estratégicos e investimentos imobiliários de longo prazo é a aquisição ou readequação de imóveis existentes.
A partir de um completo Masterplan da área a ser desenvolvida ou recuperada você consegue planejar a longo prazo as intervenções a serem executadas e criar a curva de valorização tão desejada. O projeto se inicia com o Masterplan da área, definindo usos esperados, valor de vendas projetado e definição dos públicos-alvo. Em seguida iniciamos a viabilidade dos edifícios existentes e das áreas livres, criando as oportunidades dentro do perímetro delineado.
Nesse exemplo que trazemos hoje, temos esse fantástico projeto da Skidmore, Owings & Merrill (SOM) para a Shui On Land, uma empresa de investimento imobiliário focada em gestão de imóveis na China. O projeto realizado em Foshan, na província de Guangdong, é um belo exemplo de como um Masterplan pode se utilizar de uma malha urbana existente e ainda criar valor.
Segundo os arquitetos, o projeto identifica maneiras de conservar os elementos antigos ao mesmo tempo que cria um distrito moderno e sustentável para acomodar o crescimento tanto econômico como populacional. O masterplan propõe o desenvolvimento por parte do setor privado a partir de diretrizes que estabelecem a densidade, os usos e mantém a escala dos edifícios de forma a manter a paisagem histórica remanescente.
Enxergamos nessa tipologia uma boa oportunidade para grandes investidores imobiliários. Gostariam de saber mais sobre essas readequações urbanas executadas pela iniciativa privada?
Comments